BLEFAROPLASTIA

Nome informal
Cirurgia das pálpebras

Pós operatório
Geralmente sem dor

A partir da terceira década de vida, a pele das pálpebras torna-se mais flácida e fina, fazendo com que a estrutura óssea subjacente fique mais evidente e a gordura contida nas bolsas palpebrais tende a se projetar para fora. Estes fatores resultam num desequilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face podendo levar a uma aparência mais envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão.

A cirurgia das pálpebras é um procedimento capaz de corrigir estes sinais, visando suavizar a transição entre os olhos e a estrutura óssea adjacente.

01 — Indicações

Para pessoas que possuem bolsas de gordura abaixo das pálpebras inferiores sem flacidez de pele associada (normalmente jovens com pele mais espessa e elástica) é indicada a Blefaroplastia Transconjuntival, onde a remoção de gordura das bolsas pode ser realizada através de uma incisão por dentro da pálpebra inferior, sem deixar cicatrizes externas.

02 — Possíveis complicações

Alguns pacientes podem apresentar uma queda variável do canto lateral dos olhos, acentuando a aparência de envelhecimento. Neste caso, pode ser necessário realizar a cantopexia ou cantoplastia – procedimento que reposiciona o canto lateral através de um ponto de fixação nos ossos ao redor do olho, visando restabelecer um contorno esteticamente satisfatório.

03 — Resultado definitivo

A região das pálpebras apresenta um perfil de cicatrização muito favorável e as cicatrizes tendem a se tornar imperceptíveis após alguns meses.

Veja também
Face-lift →