TOXINA BOTULÍNICA®

Para que serve a Toxina Botulínica em Estética Medica?
Os músculos da face tem origem no osso e a inserção final é na pele. Quando provocamos uma contração muscular através das expressões faciais, e quando elas são muito acentuadas, formam- se rugas.
A melhor indicação então para o botox são as rugas dinâmicas, aquelas que só aparecem quando movimentamos a região em questão.

A Toxina Botulínica  pode tirar a naturalidade da expressão e deixar a face "endurecida" ? 

Hoje em dia o botox é feito para deixar uma face descansada e não endurecida, plastificada, somente sem rugas.

A utilização de Toxina Botulínica é perigosa?
O Botox não tem nenhum efeito colateral, só não pode ser utilizado em mulheres grávidas e amamentando

Existe creme Toxina Botulínica  ? 
Hoje em dia já existem determinadas substancias que simulam em menor grau o botox e são chamados de "Efeito Cinderela".

Existem mais de um tipo de Toxina Botulínica ? 
O nome Botox vem sendo utilizado como sinônimo da aplicação da toxina botulinica. Existem 02 tipos de toxina comercializada:
Botox (R) – distribuído pela allergan
Dysport  - Distribuído pela Galderma

Como funciona a Toxina Botulínica ?
O Botox age na função neuromuscular, prevenindo a descarga de acetilcolina na junção neuromuscular para a musculatura estuada.

O tratamento serve para todas as idades?
As melhores idades para a aplicação são pacientes jovens que ainda não possuem a pele marcada pela ruga (rugas estáticas). Nestes pacientes com as rugas já estáticas, podemos associar técnicas tais como laser, preenchimento e peelings.

Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
Geralmente o efeito começa em 4 horas, tem um bom efeito em 7 dias e em 14 dias é o efeito que permanece de 5 à 6 meses.

Existe efeito à longo prazo?
A neurotransmissao começa a se processar em media em 5 meses.

A Aplicação de Toxina Botulínica causa dor ?
A aplicação de Botox geralmente é bem tolerado. Ë prescrito uma pomada anestésica que deve ser passada com 30 minutos de antecedência e no consultório fazemos uma anestesia local topica

É um tratamento demorado? É necessário repouso após a aplicação?
O procedimento é rápido e necessita de 4 horas de repouso local, isto é, não dormir ou treinar em até 4 horas.

Pode tomar sol após a aplicação?
Eventualmente pode ficar algum ponto de hematoma, se isso acontecer não pode tomar sol por media 7 à 10 dias que é tempo de resolução do hematoma.

O tratamento é dispendioso? Onde o tratamento está disponível?
O custo final da aplicação é feito pelo numero de pontos necessários e cada paciente deve ser avaliado com antecedência e este procedimento é realizado no consultório medico.

HIPERIDROSE – TRATAMENTO DO SUOR EXCESSIVO COM BOTOX

O que é hiperidrose? 
Para manter o equilíbrio da temperatura corporal, a transpiração aumenta quando os batimentos cardíacos são acelerados, como durante a prática de exercícios físicos ou em situações de tensão e ansiedade. A hiperidrose é uma condição clínica caracterizada pela produção de suor que excede as necessidades termoregulatórias do organismo sem que haja um estímulo aparente. As áreas mais acometidas são as axilas, os pés e as mãos. 
Esta condição afeta o indivíduo em sua rotina diária, podendo causar constrangimento e isolamento social.

O que causa a hiperidrose? 
A hiperhidrose geralmente se desenvolve durante a adolescência. A causa da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que ela seja causada pela hiperatividade das glândulas sudoríparas écrinas. Além disso, fatores genéticos provavelmente influenciam o aparecimento da doença, pois de um terço à metade dos pacientes possuem histórico familiar da doença. A transpiração severa pode ser exacerbada pelo stress, razões emocionais ou exercícios físicos, mas geralmente ocorre espontaneamente. O mecanismo exato que desencadeia a doença ainda não está claro, mas aparenta estar relacionado com o mau funcionamento do sistema nervoso simpático, parte do sistema nervoso que regula as funções involuntárias do corpo, as quais não exercemos controle consciente como a respiração, os batimentos cardíacos e a regulação da temperatura do corpo.

Como a hiperidrose é tratada? 
Pesquisa sobre a prevalência da hiperidrose e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes demonstrou que esta é uma condição comumente não diagnosticada e tratada. Somente 38% dos pacientes afetados pela condição procuram um profissional médico para discutir opções de tratamento.

Os pacientes com hiperidrose geralmente procuram um dermatologista. Os tratamentos tópicos representam a primeira opção na tentativa de resolver o problema, porém são freqüentemente ineficientes, produzem efeitos de curta duração e não são bem tolerados.

Outra opção de tratamento é a estimulação elétrica que envolve colocar as mãos ou pés em um banho de água em que a corrente elétrica passa, induzindo as glândulas sudoríparas a produzirem uma quantidade menor de suor. Os efeitos são temporários, podendo durar algumas horas ou, dependendo do caso, uma semana. Os medicamentos anticolinérgicos que bloqueiam a estimulação da produção de suor também podem ser prescritos e podem ser úteis nos casos em que o suor afeta diversas partes do corpo ao mesmo tempo.

A aplicação de Toxina Botulínica (toxina botulínica tipo A) é um método não-invasivo aprovado para o tratamento da hiperidrose palmar e axilar. Os efeitos duram em média seis meses, dependendo de cada paciente.

Os procedimentos cirúrgicos para o tratamento da hiperhidrose são indicados apenas casos onde as opções menos invasivas não apresentaram melhora em aliviar os sintomas. A cirurgia consiste em cortar ou remover os nervos simpáticos que estimulam a produção de suor em partes específicas do corpo e apresenta o efeito compensatório como efeito indesejado.